Women's International Match Racing Association
News Detail

Americana Sally Barkow derrota melhor do mundo e conquista título da Vitóri
(From the Vitoria Brasil Women’s Cup web site - available only in Portuguese at this time)
12 de Novembro (2ª feira)

Americana Sally Barkow derrota melhor do mundo e conquista título da Vitória Brasil Women’s Cup

- Bicampeã mundial de match race em 2004 e 2005, Sally Barkow derrotou a francesa Claire Leroy, eleita a melhor velejadora do mundo pela Isaf

- Com o título, a campeã assegura a vaga para enfrentar 11 tripulações masculinas na Vitória Brasil Sailing Cup, a partir desta terça-feira, dia 13

- Evento a ser disputado na Curva da Jurema é a penúltima etapa do World Match Racing Tour e contará com a presença dos líderes do ranking mundial


Uma das mais vitoriosas velejadoras da classe match race, a americana Sally Barkow, bicampeã mundial em 2004 e 2005, conquistou nesta segunda-feira, dia 12, a Vitória Brasil Women´s Cup, disputada na Curva da Jurema, na capital capixaba. Sally obteve o título de forma invicta, conquistando seis vitórias, uma delas sobre a francesa Claire Leroy, eleita a melhor do mundo pela Federação Internacional de Vela (Isaf), que terminou em segundo lugar (cinco vitórias). A francesa Christelle Philippe (quarta do ranking) ficou em terceiro (quatro vitórias), completando o pódio.

A holandesa Klaartje Zuiderbaan, oitava do ranking mundial, terminou em quarto (três vitórias), seguida da brasileira Caroline Béjar (duas vitórias), da argentina Laura Salerno (uma vitória) e da outra brasileira Rossana Ramos (sem vitória). A competição teve a organização da Boatszone, da Sun Sailing Team, da Federação Capixaba de Iatismo e do World Match Racing Tour, e distribuiu uma premiação de US$ 50 mil, sendo US$ 20 mil para o campeã.

“Espero que esse seja o primeiro passo de um futuro promissor da competição em Vitória. Conseguimos isso graças ao esforço da Embratur, Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Vitória. Espero vê-las novamente em março do ano que vem”, destacou Justino de Sá Machado, organizador da competição.

Com o título conquistado nesta segunda-feira, Sally Barkow, quinta no ranking mundial, garantiu a vaga para enfrentar as 11 tripulações masculinas na disputa da Vitória Brasil Sailing Cup, de 13 a 18, no mesmo local. O evento representa a penúltima etapa do World Match Racing Tour e contará com a presença dos TOP 10 do ranking da Isaf. “Foi muito excitante e estou feliz com a vitória. Tivemos boas regatas aqui e fizemos uma ótima prova contra a Claire (Leroy), que fez a diferença no final”, comentou a campeã.

A americana agora terá novo desafio ao enfrentar os homens na Vitória Brasil Sailing Cup. “Estão vindo os tops do ranking mundial, então vai ser muito bom enfrentá-los. Na última etapa, em Bermuda, participamos como convidadas e vencemos duas regatas. É sempre uma boa experiência competir contra os homens”, comentou Sally, que prometeu voltar ano que vem ao Brasil. “Tive uma ótima estada no Brasil e voltarei para competir em 2008”, finalizou.

Favorita ao título, a francesa Claire Leroy já lançou um desafio à campeã. “Tomamos uma penalidade no nosso confronto e elas conseguiram nos passar e fizeram um bom trabalho no resto da prova. Mas, vamos nos encontrar numa próxima competição”, desafiou a melhor velejadora do mundo em 2007.

Para as brasileiras, o resultado não deixou de ser satisfatório frente às melhores do mundo. “Tivemos aqui quatro atletas entre as Top 10 do ranking mundial. Então, chegar em quinto é mais do que satisfatório. Esse era o nosso objetivo, mais do que isso seria um bônus. Estamos mais do que felizes”, disse Caroline Béjar.

Rossana Ramos já faz planos para o ano que vem. “Adorei a experiência. Esse barco é maravilhoso. Pretendemos disputar mais competições internacionais para melhorarmos o ranking”, concluiu.

CONFRONTOS:

Laura Salerno (Argentina) 0 x 1 Christelle Philippe (França)
Klaartje Zuiderbaan (Holanda) 1 x 0 Rossana Ramos (Brasil)
Caroline Béjar (Brasil) 0 x 1 Sally Barkow (EUA)

Claire Leroy (França) 1 x 0 Klaartje Zuiderbaan (Holanda)
Sally Barkow (EUA) 1 x 0 Rossana Ramos (Brasil)
Laura Salerno (Argentina) 0 x 1 Caroline Béjar (Brasil)

Christelle Philippe (França) 1 x 0 Caroline Béjar (Brasil)
Claire Leroy (França) 1 x 0 Rossana Ramos (Brasil)
Sally Barkow (EUA) 1 x 0 Laura Salerno (Argentina)

Christelle Philippe (França) 0 x 1 Claire Leroy (França)
Sally Barkow (EUA) 1 x 0 Klaartje Zuiderbaan (Holanda)
Rossana Ramos (Brasil) 0 x 1 Laura Salerno (Argentina)

Claire Leroy (França) 0 x 1 Sally Barkow (Estados Unidos)
Rossana Ramos (Brasil) 0 x 1 Christelle Philippe (França)
Klaartje Zuiderbaan (Holanda) 1 x 0 Caroline Béjar (Brasil)

Caroline Béjar (Brasil) 0 x 1 Claire Leroy (França)
Klaartje Zuiderbaan (Holanda) 1 x 0 Laura Salerno (Argentina)
Rossana Ramos (Brasil) 0 x 1 Sally Barkow (EUA)

Christelle Philippe (França) 1 x 0 Klaartje Zuiderbaan (Holanda)
Caroline Béjar (Brasil) 1 x 0 Rossana Ramos (Brasil)
Laura Salerno (Argentina) 0 x 1 Claire Leroy (França)


Para mais informações consultar: www.vitoriabrasilsailingcup.com.br ou www.vitoriabrasilwomenscup.com.br
Posted on Nov 12, 2007 by WIMRA Webmaster

Return to News Item List