Women's International Match Racing Association
News Detail

Vitoria Brasil Women’s Cup - Day Three
Caroline Béjar e Mathilde Geron fazem final da Vitória Brasil Women’s Cup

(From the Brasil Sailing Cup web site: www.brasilsailingcup.com)

- Decisão, em uma melhor de cinco regatas, será realizada neste domingo, dia 20, com as regatas começando às 10h, na Curva da Jurema

- Time brasileiro, comandado por Caroline Béjar, enfrentará a francesa Mathilde Geron, 26ª do ranking mundial, na final

- Até o momento, no confronto direto com a brasileira, Mathilde Geron levou a melhor, com duas vitórias e uma derrota

A brasileira Caroline Béjar e a francesa Mathilde Geron farão a final da Vitória Brasil Women’s Cup, neste domingo, dia 10. As regatas começam a partir das 10h, na raia montada na Curva da Jurema, na capital capixaba. As duas velejadoras garantiram neste sábado, dia 19, a classificação antecipada na fase eliminatória, quando todas as seis adversárias se enfrentariam quatro vezes. A decisão do título será feita em uma série melhor de cinco regatas. Antes, será corrida a última rodada de três regatas, impedida de acontecer no sábado devido às condições do tempo, mas que não terá efeito sobre a classificação da fase.

Caroline garantiu o primeiro lugar com 17 vitórias e duas derrotas e Mathilde, com 15 vitórias e quatro derrotas. A outra brasileira da competição, Rossana Ramos, disputará o terceiro lugar contra a americana Sandy Hayes, numa melhor de três regatas. As portuguesas Catarina Carvalho e Maria Ramires farão a disputa de quinto e sexto lugar, também em melhor de três.

A Vitória Brasil Women’s Cup, que distribui uma premiação de US$ 50 mil (R$ 93 mil), é o único evento Grau 1 da Federação Internacional de Vela (Isaf) na América Latina, sendo uma prévia da Vitória Brasil Sailing Cup, etapa brasileira que abrirá a temporada 2008 do World Match Racing Tour, entre os dias 22 e 26 de abril. Estarão em ação 12 tripulações que contam com os principais nomes do match race mundial. Os dois eventos têm a organização da Boatszone, da Sun Sailing Team, do Centro Náutico Capixaba e do World Match Racing Tour.

Nos confrontos realizados neste sábado, Caroline e sua equipe, da qual faz parte a capixaba Odile Ginaid, conquistaram seis vitórias e uma derrota, justamente para sua rival da final, Mathilde Geron. A francesa, por sua vez, além da vitória sobre Béjar, ganhou cinco regatas e perdeu uma para a americana Sandy Hayes. Antes da final, as duas equipes se enfrentarão mais uma vez encerrando a fase eliminatória. O duelo está sendo encarado como treino, mas ninguém quer perder. “Encararemos essa última regata como um treino, mas vamos partir para cima para tentar empatar o confronto. É claro que uma vitória sobre o mesmo rival pouco antes da final aumentaria muito a nossa confiança”, destaca Odile, que indicou o ponto forte do time adversário. “Elas estão muito bem entrosadas de um modo geral e as tripulantes são fortes fisicamente”, comentou Odile.

A comandante Caroline Béjar espera acertar os últimos detalhes nesse último confronto antes da final. “Não vale nada, pois já estamos classificadas, mas será bom para acertar os últimos detalhes. Não precisamos mudar muita coisa porque nas duas vezes que perdemos para elas foi por pouco. Na vez que ganhamos foi a mesma coisa. Espero que a sorte esteja do nosso lado nesta final”, comentou Caroline.

A francesa, 26ª do ranking mundial, quer vencer a prévia da decisão para entrar embalada na final. “Espero vencer essa próxima regata, que seria um bônus psicológico para a final. As brasileiras levam vantagem, já que estão mais acostumadas ao barco, à área de competição e além de tudo estão competindo em casa”, explicou Mathilde.

RESULTADOS DESTE SÁBADO, DIA 19, E CLASSIFICAÇÃO:

FASE ELIMINATÓRIA:

1 – Caroline Béjar (BRA) – 17 vitórias / 2 derrotas
2 – Mathilde Geron (FRA) – 15 vitórias / 4 derrotas
3 – Sandy Hayes (EUA) – 8 vitórias / 11 derrotas
4 – Rossana Ramos (BRA) – 8 vitórias / 11 derrotas
5 – Maria Ramires (POR) – 5 vitórias / 14 derrotas
6 – Catarina Carvalho (POR) – 4 vitórias / 15 derrotas
Posted on Apr 19, 2008 by WIMRA Webmaster

Return to News Item List